terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ainda o Ano Novo...

Desculpem lá voltar a falar desta questão, mas no post anterior não referi algumas coisas que sempre me assaltam o pensamento nesta altura. São questões e dúvidas relacionadas com o ano novo e para as quais não encontro explicações que me deixem suficientemente esclarecido.

1. Resoluções de Ano Novo
Uma das coisas mais comuns quando se passa de ano é fazer as resoluções de Ano Novo, ou seja, fazer um balanço do ano que passou e traçar objectivos para o ano que se sucede. Não critico quem o faça, mas eu não encaro os anos como etapas na minha vida, daí não seguir esta tradição. Para mim não faz grande sentido fazer balanços à vida no final do ano como se esta fosse um negócio. A vida é para ser vivida. Se algo não está a correr bem, para quê esperar até ao final do ano para tentarmos mudar o que está mal, se o podemos fazer, também, a meio do ano? Não é estar a perder tempo?

2. Qual é o resultado prático de se comer 12 passas?
Outra coisa que eu não acho grande piada é comer 12 passas à meia-noite. Dizem que cada uma corresponde a cada mês do ano, cada uma delas pode corresponder a um desejo e que, comendo, esses são realizados. Das duas uma: Ou eu sou lunático e não tenho noção dos desejos que peço ou então, não sendo eu supersticioso, tudo isto não passa de uma fraude. Não me parece que o facto de não gostar de passas seja relevante para o caso.

3. Até quando podemos desejar Feliz Ano Novo?
Outra dúvida que me assola o espírito é até quando é que podemos desejar Feliz Ano Novo às pessoas? Ou pondo as coisas noutro prisma: Quando é que o Ano Novo deixa de ser novo?

6 comentários:

Neka disse...

Olá Nuno... bom post!

Em primeiro lugar, concordo ctg que a vida não é um negócio e claro que ao longo do ano vamos alterando coisas na nossa vida. Mas se a passagem de ano é uma altura em que pensamos um pouco no que temos feito e em que paramos para analisar certas atitudes, isso é positivo. Quer seja feito na passagem de ano, no dia dos teus anos ou todas as noites antes de dormir:)

Quanto às passas... também dispenso!

Su m disse...

Em relação ao primeiro ponto, eu penso que muitas pessoas fazem resoluções de ano novo numa perspectiva de tentarem melhor aspectos que consideram ter corrido mal ou mesmo de se melhorarem a si próprias. Penso que é uma forma – como tantas outras – de começar do zero, de se definir um ponto de partida para “agora é que vai ser”.

Em relação ao segundo ponto, podes sempre comer M&M’s

Em relação ao último, quando souberes avisa-me porque eu também tenho essa dúvida. :)

Lenny disse...

Coitadinho do bichinho :(

Mas percebo que também não deves estar muito contente. Mas calma... Lol

Beijinhos*

Eli disse...

Olá Nuno!

Não te conheço, não me conheces (ainda, lol), mas já comentei ali em baixo e como nunca cá tinha vindo, optei logo por começar a escrever! Apeteceu-me!

Agora, vou proceder ao comentário sobre o texto!

Em primeiro lugar, podes desejar Feliz Ano sempre! Aliás todos os anos servem para tentarmos ser felizes, por isso, já sabes, desejas sempre que te apetecer! Já me desajaram a meio do ano e eu gostei. É bom desejarem-nos coisas positivas em voz alta!

O resultado prático de comeres passas, seja quando for, é a digestão! ahahaah

Sobre as resoluções de ano novo. Também vi muitas pessoas que conheço a fazer o mesmo, mas eu não vou nisso. As reflexões são para ser feitas quando acontecem as situações na nossa vida. Confesso que tentei e já tomei uma ou outra decisão, mas descobri que isso não é para mim. Por exemplo, decidir fazer dieta é completamente estragado e adiado dia 1 de Janeiro enquanto ainda há tanta coisa boa para se comer e que não se pode estragar!

Bem, como podes constatar até concordo contigo, mesmo que coma as passas, apenas porque sim, pois muitas das tradições passam-me ao lado...

(Divaguei...)

:)

Nuno disse...

Neka, se reflectir nos faz evoluir positivamente, enquanto pessoas, então qualquer altura é boa para o fazermos. Independentemente se é na passagem de ano ou em qualquer outra altura. Se as pessoas apenas o fazem na passagem de ano, óptimo! Eu prefiro fazê-lo quando me apercebo que as coisas não estão a tomar o rumo que eu desejo. E isso pode acontecer em qualquer altura.

Su, tal como disse à Neka, se a mudança for para melhor, é sempre bom! Se isso se faz na passagem de ano ou noutra altura qualquer é indiferente. Eu prefiro fazê-lo quando vejo que as coisas não estão a tomar o rumo que desejo. Prefiro fazê-lo logo do que esperar pela passagem de ano para tomar atitudes que me façam evoluir positivamente. Em relação aos M&M's, seria uma boa solução se eu gostasse de chocolate. Mas uma vez que eu detesto chocolate, essa solução será, talvez, pior do que comer as passas. :) Em relação ao último ponto, talvez o ano deixe de ser novo quando começarem a surgir as crises da meia-idade. LOL

Marlene, o que me deixa bastante chateado é o facto de, em tantos anos e em tantos kms, com um carro velho nunca me ter acontecido nada e, só agora, ter tido este azar. Enfim...

Eli, eu também não te conheço, é verdade, mas nunca é tarde demais. :) De certo modo, tens razão. É legítimo desejar um ano feliz em pleno Agosto a alguém que, até então, não tinha visto e a quem, portanto, nunca o tenha feito. E se, como dizes, desejar o bem nunca pode ser mau, por que não fazê-lo sempre? :) Em relação às resoluções de ano novo, penso que elas deviam ser feitas mais regularmente e não esperar (perder tempo) até às passagens de ano. O exemplo que deste, das dietas, é que não terá sido o melhor... Toda a gente sabe que as dietas começam sempre "amanhã". =D Mas é um facto que, se realmente nos decidirmos a isso, o Natal e Ano Novo são as alturas menos indicadas para o fazer. A tentação de ver todas aquelas coisas boas em cima da mesa é forte demais. :D Quanto às passas... Se em vez de passas fossem pepitas de chocolate seria bem pior! Por isso, acho que é melhor não me queixar muito. :)

Destination disse...

És sempre assim tão racional e objectivo na tua vida, analisas tudo ao pormenor e literalmente? E com o Pai-Natal também estás desiludido por não te trazer as prendas que dizem que ele traz pela chaminé?
;-)