Não sei se já se aperceberam mas, de há algum tempo a esta parte, tem sido dado a conhecer, pela comunicação social, as preferências dos consumidores pelos produtos de marca branca ou pelos produtos cuja marca pertence exclusivamente ao hipermercado que a vende. Junto a este facto vem outro que diz respeito aos preços extremamente competitivos destes em comparação com um mesmo produto de outra marca. Para o consumidor é óptimo que assim seja, uma vez que tem à sua disposição um produto com alguma qualidade a um preço reduzido. Afinal de contas, é isto mesmo que todos nós procuramos: um produto com qualidade ao mais baixo preço.
No entanto, é importante saber e perceber como é que isto se consegue. Como é que é possível que um hipermercado consiga vender um produto com a sua marca a um preço muito mais baixo do que o produto de outra marca? Não é só o nome da marca que está em jogo. O segredo da coisa pode estar no acordo efectuado com os produtores que fornecem os produtos para esse hipermercado. Isto é bom porque, deste modo, os produtores asseguram o escoamento dos seus produtos. Se assim não fizessem, dificilmente conseguiriam vender os seus produtos.
O problema disto divide-se, basicamente, em duas questões:
- Para conseguir preços altamente competitivos, muitos dos produtos à venda nos hipermercados são importados. Ao importar esses produtos, consegue-se, assim, oferecer produtos mais baratos. O consumidor agradece. Mas isto leva-nos ao outro lado da questão;
- Os agricultores portugueses sofrem com isto, uma vez que os custos de produção são mais elevados do que em outros países. Porquê? Talvez devido a cargas fiscais, preços mais elevados dos combustíveis, poucos apoios, etc. Com custos de produção mais elevados, os produtores portugueses não conseguem competir com a concorrência dos outros países. O que podem eles fazer? Como eu ouvi há dias nas notícias, vender as máquinas e candidatarem-se ao Rendimento Mínimo Garantido.
- O que acham desta campanha bem agressiva dos hipermercados Modelo/Continente?
- Com estes hipermercados a abrirem em tudo quanto é lado, haverá o risco de se estar a criar um monopólio?
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