quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Televisão Digital Terrestre (TDT)

Numa altura em que não se fala de outra coisa para além da TDT (fala-se, mas para agora não interessa) há questões relacionadas que custam a compreender e a aceitar. Aquelas que eu mais destaco são:
  1. Para além da passagem do sinal analógico para digital, que mais vantagens é que a TDT nos traz? Em minha casa, a melhoria na qualidade de som e imagem não é assim tão significativa! É verdade que a qualidade de imagem é melhor, mas só isso não justifica os milhões de euros gastos por Portugal (!) para a passagem do sinal para digital.
  2. Porque é que insistem dizer que, com a TDT, podemos parar a emissão e gravar os programas que quisermos se, para isso, temos de comprar um aparelho que permita fazê-lo, já que o simples descodificador não dá? Porque é que não dizem que quem tem televisões preparadas para a TDT não têm essa possibilidade se não comprarem um aparelho para esse efeito?
  3. Porque é que não se aproveitou a introdução da TDT para tornar realmente públicos os canais que pertencem à televisão pública (RTP), tais como a RTP Informação ou a RTP Memória? É que já nem falo dos canais das outras estações que transmitem em sinal aberto! Assim sim, a TDT traria vantagens que, realmente, valessem a pena.
  4. Com a TDT seria possível transmitir a imagem no formato 16:9. Uma vez que a maior parte das televisões têm o ecrã panorâmico, mesmo aquelas com ecrã LCD que ainda não estão preparadas para a TDT, porque é que continuamos a receber a imagem no formato 4:3? Isto para não falar, também, da possibilidade de inserirem legendas ou múltiplos idiomas na transmissão de (alguns) programas.
  5. Não acham estranho que seja a PT a liderar a TDT quando esta tem um serviço de televisão por subscrição (Meo)? Ou sou só eu a olhar para isto como uma excelente oportunidade para a PT angariar clientes à fartazana para o Meo? Belo negócio que aqui arranjaram!
Mais uma vez, Portugal não soube aproveitar algo que podia ser bom e que podia ter sido bem feito. Ficou-se pelo medíocre.

1 comentário:

@me@@@ disse...

Ola Nuno bem-vindo a' blogosfera e obrigado pela visita ao meu cantinho, quanto ao post em questao posso dizer que por aqui ja' passamos ha' alguns meses e a unica vantagem foi mesmo ter mais canais publicos (que neste momento rondam os 70 e qualquer coisa, a maioria nao vale nada, mas ok, serve o numero para a estatistica), mas a' parte do numero de canais nao vejo mais nenhuma vantagem, tendo em conta que o serviço ainda nao esta' a 100% e acontece com muita frequencia o canal ir abaixo. Enfim modernidades!

http://xaxadadotcom.wordpress.com/