quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

(Des)acordo ortográfico

Desde há algum tempo a esta parte, que a Língua Portuguesa foi alvo de mudanças com a introdução do Acordo Ortográfico. Muitas opiniões se têm gerado em torno deste assunto, desde as pessoas que estão de acordo com o Acordo até àquelas que se opõem veemente a escrever de acordo com o Acordo.


Eu confesso que estou um bocado reticente quanto à utilização deste Acordo, pelo fa(c)to de existirem muitas palavras que, ao serem alteradas, perdem sentido ou porque, a aplicação da técnica de que as consoantes que não se lêem desaparecem, têm várias exce(p)ções, como é o caso das palavras "facto", "contacto" entre outras.


Um dos grandes problemas na aplicação deste acordo reside na forma bastante atabalhoada (e digo isto para ser meiguinho para com os responsáveis) com que ele foi introduzido. Aliás, se lerem as regras oficiais que constam do novo Acordo Ortográfico são capazes de ficarem confundidos com as confusões que por lá existem. Mas o último episódio desta novela está mesmo na notícia que diz que "Governo vai alterar Acordo Ortográfico" até 2015, com Francisco José Viegas (Secretário de Estado da Cultura) a dizer que "cada português é livre para escrever como entender"!!!


Purtanto, meux cárux amigux, ixto pd levar a k o pitêx poxa vir a xer declaraduh ófixial!!! Vai ser a anarquia e a machadada final à Língua Portuguesa.

Sem comentários: