terça-feira, 8 de maio de 2012

A Vodafone e o serviço Vodafone 360 - Episódio 2

Pensava eu que esta questão do serviço Vodafone 360 estava arrumada quando surgem novos avanços nesta novela.

Ora bem, se vocês forem clientes da Vodafone, devem saber que, quando têm o telemóvel desligado e alguém vos tenta telefonar, quando ligarem o telemóvel recebem uma SMS do Correio de Voz a dizer que determinados números tentaram ligar. Certo? Certo. Há uns tempos atrás, numa altura em que tinha o telemóvel desligado, várias pessoas tentaram-me ligar e, consequentemente, ao ligar o telemóvel, recebo logo uma SMS do Correio de Voz. Passados poucos minutos, outra mensagem igual. Passados poucos minutos, outra mensagem igual!!! Comecei a ficar com o telemóvel atafulhado com as mesmas mensagens do Correio de Voz... Até que se chegou a uma altura que, não sei porque razão, deixei de poder abrir estas mensagens. Sempre que tentava abrir a mensagem, o telemóvel apresentava um erro, dizendo que era impossível abrir a mensagem! Por incrível que possa parecer, não conseguia abrir nem apagar estas mensagens! De maneira que, actualmente, tenho 63 novas mensagens que não consigo ler nem apagar!!!

Não contente com o que se estava a passar, decido ir a uma loja Vodafone com apoio técnico. O funcionário que me atendeu disse que uma possível solução passaria por fazer um reset ao telemóvel ou, indo para reparação, o mais certo era fazerem esse reset, pelo que me deu o código para, depois de fazer as minhas cópias de segurança, eu mesmo fazer o reset. Pergunta que me ocorreu fazer: "Então e as aplicações que eu comprei através da aplicação Loja (disponível através do serviço 360) e que agora não está disponível? Como faço para as recuperar?". A resposta que recebi foi algo do género: Em princípio, não poderá recuperá-las, uma vez que elas só estavam disponíveis através do serviço 360 (que entretanto foi encerrado). O que me aconselhou foi ligar para o apoio técnico da Vodafone, para ver se existia alguma solução para isto! Uma loja com apoio técnico manda o cliente ligar para o apoio técnico da Vodafone!!! Brilhante!!! Bem, querendo ver esta situação resolvida, toca de ligar ao apoio ténico da Vodafone (1214 - serviço pago). Depois de algum tempo à espera que a minha chamada fosse atendida, lá expliquei o que se passava, pedindo sugestões e procedimentos para a resolução do meu problema. A senhora que me atendeu devia ter dificuldades em falar, porque pouco ou nada disse. Limitou-se a ouvir-me (tive de perguntar algumas vezes se me estava a ouvir, já que ela não se manifestava) e quanto a apresentar soluções, apresentou as mesmas que o apoio técnico da loja onde me tinha dirigido antes me deu: fico sem as aplicações que comprei e ponto final. De modo que, 13 minutos e 51 segundos depois e com 0,88€ gastos... Estou na mesma! Tenho um pseudo-smartphone que dá para fazer/receber chamadas, enviar/receber mensagens, ir à Internet e... tudo aquilo que um simples telemóvel faz!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

(Des)acordo ortográfico

Desde há algum tempo a esta parte, que a Língua Portuguesa foi alvo de mudanças com a introdução do Acordo Ortográfico. Muitas opiniões se têm gerado em torno deste assunto, desde as pessoas que estão de acordo com o Acordo até àquelas que se opõem veemente a escrever de acordo com o Acordo.


Eu confesso que estou um bocado reticente quanto à utilização deste Acordo, pelo fa(c)to de existirem muitas palavras que, ao serem alteradas, perdem sentido ou porque, a aplicação da técnica de que as consoantes que não se lêem desaparecem, têm várias exce(p)ções, como é o caso das palavras "facto", "contacto" entre outras.


Um dos grandes problemas na aplicação deste acordo reside na forma bastante atabalhoada (e digo isto para ser meiguinho para com os responsáveis) com que ele foi introduzido. Aliás, se lerem as regras oficiais que constam do novo Acordo Ortográfico são capazes de ficarem confundidos com as confusões que por lá existem. Mas o último episódio desta novela está mesmo na notícia que diz que "Governo vai alterar Acordo Ortográfico" até 2015, com Francisco José Viegas (Secretário de Estado da Cultura) a dizer que "cada português é livre para escrever como entender"!!!


Purtanto, meux cárux amigux, ixto pd levar a k o pitêx poxa vir a xer declaraduh ófixial!!! Vai ser a anarquia e a machadada final à Língua Portuguesa.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Há blogues... E há Os blogues

A blogosfera tem uma dimensão praticamente astronómica e integra todo e qualquer tipo de blogues, que falam sobre tudo e mais alguma coisa, de forma mais ou menos séria. Há blogues interessantes e outros que mais valia não existirem.

No topo da lista dos melhores blogues de sempre está este:
Confissões de uma Mente Depravada.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mondego - Um documentário de Daniel Pinheiro

O que é bom é para se ver e para partilhar. Hoje deixo-vos com este documentário, de Daniel Pinheiro.

Projecto final de mestrado em Wildlife Documentary Production da Universidade de Salford, Reino Unido.Documentário classificado com uma distinção. Filmado em Portugal durante Maio/Junho de 2011. Uma viagem pelo rio Mondego e a sua vida selvagem, das montanhas até ao oceano Atlântico.



"MONDEGO" Versão Portuguesa from Daniel Pinheiro on Vimeo.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

As modas...

Eu nunca fui muito dado a modas, sabem porquê?
  1. Ai se eu te pego... Nossa assim você me mata!!!
    Ainda não ouvi esta música toda, embora já tenha ouvido um pequeno excerto. Já devem existir umas 30.000 versões desta caca. Está tudo inundado com isto, motivo mais do que suficiente para eu ainda não ter sido atacado pela curiosidade de ouvir e perceber por que raio é que toda a gente fala disto.
  2. Maçonaria
    Há alguém que me explique qual é o verdadeiro problema em pertencer-se a esta sociedade secreta? Ouço falar dela a toda a hora nos noticiários e ainda não consegui perceber muito bem onde é que está o drama!
  3. As greves dos sindicatos
    Já não há pachorra para aturar a prepotência dos sindicatos! Será possível que estes gajos não façam nada de útil à sociedade? É verdade que eles podem ser importantes para defenderem os direitos dos trabalhadores, mas... É exatamente o contrário que eles estão a fazer!!! Veja-se o caso da CP, qualquer dia não tem dinheiro para pagar aos seus funcionários mas, nem assim, deixam de fazer greve!!! Já falei sobre a CP e o serviço ferroviário em Portugal aqui neste blogue...

E para já é só...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Televisão Digital Terrestre (TDT)

Numa altura em que não se fala de outra coisa para além da TDT (fala-se, mas para agora não interessa) há questões relacionadas que custam a compreender e a aceitar. Aquelas que eu mais destaco são:
  1. Para além da passagem do sinal analógico para digital, que mais vantagens é que a TDT nos traz? Em minha casa, a melhoria na qualidade de som e imagem não é assim tão significativa! É verdade que a qualidade de imagem é melhor, mas só isso não justifica os milhões de euros gastos por Portugal (!) para a passagem do sinal para digital.
  2. Porque é que insistem dizer que, com a TDT, podemos parar a emissão e gravar os programas que quisermos se, para isso, temos de comprar um aparelho que permita fazê-lo, já que o simples descodificador não dá? Porque é que não dizem que quem tem televisões preparadas para a TDT não têm essa possibilidade se não comprarem um aparelho para esse efeito?
  3. Porque é que não se aproveitou a introdução da TDT para tornar realmente públicos os canais que pertencem à televisão pública (RTP), tais como a RTP Informação ou a RTP Memória? É que já nem falo dos canais das outras estações que transmitem em sinal aberto! Assim sim, a TDT traria vantagens que, realmente, valessem a pena.
  4. Com a TDT seria possível transmitir a imagem no formato 16:9. Uma vez que a maior parte das televisões têm o ecrã panorâmico, mesmo aquelas com ecrã LCD que ainda não estão preparadas para a TDT, porque é que continuamos a receber a imagem no formato 4:3? Isto para não falar, também, da possibilidade de inserirem legendas ou múltiplos idiomas na transmissão de (alguns) programas.
  5. Não acham estranho que seja a PT a liderar a TDT quando esta tem um serviço de televisão por subscrição (Meo)? Ou sou só eu a olhar para isto como uma excelente oportunidade para a PT angariar clientes à fartazana para o Meo? Belo negócio que aqui arranjaram!
Mais uma vez, Portugal não soube aproveitar algo que podia ser bom e que podia ter sido bem feito. Ficou-se pelo medíocre.

É o que dá andar afastado disto

Sei que estive muito tempo sem vir aqui ao Blogger quando constato que, da lista de blogues que ando a seguir, a maior parte deles já não tem actividade há mais de 1 ano, outros já nem sequer existem e, alguns, já só dá para aceder através de convite!