quarta-feira, 11 de março de 2009

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

No passado domingo foi o Dia Internacional da Mulher. Eu ainda não tinha feito qualquer alusão à data apenas por falta de disponibilidade. Será também por isso que eu não me vou alongar muito, no entanto, não queria deixar de dizer duas coisas:
  1. Prestar a minha homenagem a todas as mulheres por tudo aquilo que já conseguiram. É triste olharmos para o passado e vermos como as mulheres sempre foram (e ainda continuam a ser) discriminadas injustamente, apenas porque os preconceitos falam mais alto. Queria ainda dizer que sinto um enorme orgulho em todas aquelas mulheres que conseguem ser mães, trabalhadoras, donas de casa, esposas... tudo ao mesmo tempo e que, mesmo assim, conseguem desempenhar todas estas funções com distinção.
  2. Há dias, numa das minhas idas ao mundo da lua, veio-me à ideia a lei da paridade no Parlamento. O que esta lei propõem é a atribuição de uma quota mínima (que eu não sei qual é) de mulheres no parlamento. Não tenho nada contra isto, nem é sobre a lei que quero falar. No entanto, foi a existência desta lei que me levou a pensar no seguinte: É um facto que o mundo da política está dominado pelos homens. É do conhecimento de todos que a maioria no parlamento é constituída por homens. Não sei se será coincidência ou não, mas o que também é um facto é que a política é um antro de corrupção e de jogos de poderes e de interesses como não existe em mais lado algum. Então eu pensei se não será um motivo de orgulho as mulheres estarem em minoria no mundo da política. Será que se as mulheres dominassem a política, as coisas seriam diferentes?

11 comentários:

Bárbara Quaresma disse...

É um lugar comum dizer isto, mas as mulheres são mesmo o sexo forte, em tudo!

Saltos Altos Vermelhos disse...

obrigadinha! ainda bem que vocês existem para nos conhecerem! ;)

Sapatinhos disse...

Quando eu for primeira ministra...

Catwoman disse...

Obrigada :) Nós somos espectaculares!!

Jinhos

Salto-Alto disse...

As mulheres são mesmo fenomenais!

Andreia disse...

Eu penso que sim, mas normalmente acham que as mulheres não são capazes:S

Anónimo disse...

É um orgulho ser mulher e assim temos de o demonstrar =)

Obrigada por esse post
***

Blue Mayfly disse...

Dia da Mulher, faz sentido em sociedades em que o papel da mulher não seja valorizado, em que as mulheres sejam cidadãs de segunda e consideradas seres inferiores que precisam de protecção, supervisão e vigilância contínua de um homem, seja ele familiar, ou marido.
Nos padrões da nossa sociedade ocidental, é uma hipocrisia e uma desculpa para aumentar o orçamento de iniciativas que passam sempre por oferecer a florzinha ou velinha da praxe a 8 de março.

Pan disse...

obg pelo comentario...
e sim, ando a precisar de algum descanso xD

Pisces Girl disse...

Muito Obrigada! As mulheres são mesmo "cinco estrelas"... ;o)

Um beijinho grande,

Pisces Girl.

Nuno disse...

Bárbara, para além de alguns defeitos, tenho de reconhecer que vocês, mulheres, têm imensas qualidades. E o correcto é valorizar as qualidades e dar menos importância aos defeitos. Defeitos toda a gente tem.

Saltos Altos Vermelhos, eu não tenho qualquer problema e constatar e afirmar aquilo que é um facto. E o facto é que algumas de vocês conseguem feitos maravilhosos!

Sapatinhos, quando fores primeira-ministra... O que é que vai acontecer?

Andreia, muita gente ainda pensa nas mulheres como sendo o sexo fraco. O preconceito e a inveja é no que dão. Como se costuma dizer, "vozes de burro não chegam ao céu". ;)

Carla, não precisas de me agradecer. O facto de ter escrito este post deve-se unicamente a vocês. Deves agradecer, sim, a todas as mulheres que fizeram com que eu pudesse escrever isto. ;)

Blue Mayfly compreendo perfeitamente o que queres dizer. De facto, pode haver alguma hipocrisia nestas iniciativas, na medida em que elas não alteram o que está mal nem fazem com que as pessoas mudem o que está errado. Mas ao menos que isso sirva para chamar a atenção.

PaulaPan, obrigado pela tua visita.

Pisces Girl, são mesmo. Excepto as excepções à regra.