sábado, 14 de janeiro de 2012

A Vodafone e o serviço Vodafone 360

Hoje venho falar-vos da Vodafone e do serviço Vodafone 360 que, apesar de ser muito bom, deixou de existir. Não espero, com isto, criar um diferendo entre mim e a Vodafone e não criar aqui uma situação semelhante à que se passou há uns tempos atrás entre uma cliente da Ensitel e a própria Ensitel. Sou cliente da Vodafone há quase 15 anos e, até hoje, só tenho a apontar aquilo que hoje vou partilhar convosco.


Para quem não sabe, o serviço Vodafone 360 foi lançado pela Vodafone em 2009. Para além de outras funcionalidades, um dos aspectos que faziam com que o serviço Vodafone 360 fosse excelente, residia no facto de, ao ligarmos o telemóvel à rede 360, automaticamente ser feito o upload dos contactos e das fotografias que iamos tirando com o nosso telemóvel! Assim, mesmo que o telemóvel avariasse e deixássemos de ter acesso ao que nele estava guardado, tinhamos os contactos e as imagens guardadas numa área privada do portal 360 que podiam ser transferidos para o computador ou para outro telemóvel. Outra coisa que era possível fazer (embora eu não tivesse conseguido fazê-lo a 100%) era a sincronização com o nosso e-mail. Através da rede 360, podiamos também ter acesso a mapas actualizados através de uma aplicação que fazia uso do GPS integrado do telemóvel. Estas são as características que, para mim, mais se destacavam neste serviço. Claro que, para isto, era conveniente termos um aditivo Internet, senão lá se ia o saldo todo.


Para fazer uso do serviço Vodafone 360, a Vodafone lançou uns telemóveis baseados neste serviço, de modo a integrarem-se nas funcionalidades que este serviço dispunha. Ora, aproveitando o facto do meu Samsung ZV10 estar a entregar a alma ao Criador, aproveitei uma promoção do Clube Viva e adquiri um Samsung H1. Este telemóvel está equipado com uma máquina fotográfica de 5 Megapixeis, com possibilidade de gravar video em alta definição, GPS integrado, 16 GB de memória interna(!) expansível através de cartão de memória, um bom ecrã táctil, sistema operativo Linux LiMo... entre outras funcionalidades comuns a qualquer telemóvel (com o Samsung H1 também dá para fazer chamadas e enviar SMS's).


Eis senão quando, quase a acabar 2011, a Vodafone decide cancelar o serviço Vodafone 360!!! Há coisa de uns 3 meses recebi uma mensagem da Vodafone alertando para o facto do serviço Vodafone 360 ser encerrado até final do ano! Resultado prático desta decisão: As funcionalidades que precisavam da rede e do serviço Vodafone 360 deixam de funcionar. No caso particular do Samsung H1, o GPS integrado deixa de funcionar uma vez que os mapas apenas estavam acessíveis através da aplicação que fazia ligação ao serviço 360. Sem serviço 360 não há mapas, a aplicação dá erro e o GPS é como se não existisse.Ou seja, a Vodafone lançou um serviço, lançou telemóveis baseados nesse serviço, levando os clientes a adquiri-los para, agora, estes se verem privados de usufruirem de algo pelo qual os adquiriram.


Solução apresentada pela Vodafone:
Aquisição de um novo telemóvel, através de uma promoção excepcional, através da qual os clientes poderiam adquirir novos telemóveis por metade dos pontos do Clube Viva mais a quantia em dinheiro anunciada para cada dispositivo!!! Esperem lá, então a Vodafone decide cancelar um serviço e os clientes é que têm de adquirir telemóveis novos, baseados noutra tecnologia, após 1 ano da aquisição dos telemóveis baseados no serviço Vodafone 360 que agora cancelam, para que possam ter acesso a funcionalidades semelhantes?! Jamais eu iria comprar um telemóvel novo quando o telemóvel que tenho ainda funciona (ou pelo menos ainda dá para telefonar e mandar SMS's) e... ainda é novo!!!

Sem comentários: