quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Aldeias de Xisto

Na segunda-feira fui passear. Para fugir um pouco à rotina e aproveitando a visita de um amigo meu, decidi ir visitar as aldeias serranas. Estas aldeias, há muito tempo abandonadas, caracterizam-se por terem as casas todas feitas em pedra de xisto, característica desta região e, por isso, estarem muito bem enquadradas na paisagem que as envolve. No entanto, o abandono a que as aldeias foram votadas terminou, ao ser desenvolvido um projecto que visa a reabilitação destas aldeias. Devo dizer que o resultado tem sido absolutamente extraordinário.

O maior problema reside nos acessos às aldeias. Por estarem localizadas no coração da serra, as únicas estradas existentes para lá chegar são as estradas florestais, em terra batida. Com as chuvas, as estradas não estão nas melhores condições, embora ainda sejam transitáveis. Só foi pena não ter levado a máquina fotográfica, mas também assim fica um certo mistério no ar e pode ser que a curiosidade vos leve a visitá-las. Garanto que não se vão arrepender.

Se quiserem saber mais, visitem este sítio.

5 comentários:

Bárbara Quaresma disse...

Por pouco não nos encontrávamos... Andei ontem por lá...

Bombocaa disse...

Aqui tb temos aldeias do xisto...

:P

susana disse...

vou ter que lá ir passar uns dias:)
su

@me@@@ disse...

Recentemente visitei o Piodão que adorei, mas cada vez que me lembro o caminho que tive de fazer para lá chegar até tremo (dia de temporal)!!!


:-)

Nuno disse...

Bárbara, dizem que o mundo é pequeno, de modo que se nos tivéssemos encontrado, não seria de admirar. :) Aquilo é muito bonito, não é?

SmS as aldeias de xisto espalham-se por uma área muito grande. Sabes se as aldeias daí também estão inseridas no projecto Aldeias de Xisto?

Susana, duvido que te arrependas. ;)

@me@@@ acreditas que nunca fui ao Piodão? Já vi imensas fotografias e não há dúvidas de que é uma aldeia bonita. O problemas dessas aldeias é mesmo o acesso. Mas dada a localização delas (no meio de montes e vales), outra coisa não seria de esperar.