sábado, 21 de fevereiro de 2009

Comportamentos que incomodam

Num dos blogues que costumo ler, a autora queixava-se de um comportamento incomodativo que afecta apenas e só os homens (e só alguns), que é o coçar os tomates. De facto, trata-se de um comportamento um bocado nojento e mal educado e que, portanto, causa algum incómodo, especialmente para quem assiste. Embora possa compreender a necessidade de coçar, devo dizer que a discrição nunca fez mal a ninguém, embora considere extremamente difícil (para não dizer impossível) disfarçar completamente uma coçadela. Não digo, por isso, para deixarem de se coçar mas, ao fazê-lo, que o façam quando estiverem sozinhos. É que assim, para além de se aliviarem, não ficam com má fama de terem micoses. Depois há uma outra associação que se faz ao "coçar os tomates", que tem a ver com aquelas pessoas que não têm mais nada que fazer. Acho isto estranho porque quando eu estou sem fazer nada não me costuma ocorrer coçar os tintins. Mas enfim, isso já vai de cada um. As razões para se arranhar o escroto também são várias e vão desde a certificação de que os tomates, efectivamente, continuam no sítio, passando pelo aconchegar dos tomates que, por qualquer motivo, se desajeitaram e terminando na inveja que se pretende causar às mulheres por elas não poderem fazer o mesmo.

Mas este comportamento não está sozinho na lista dos comportamentos nojentos e incomodativos. Depois de ler o tal blogue, fiz um apanhado de alguns desses comportamentos:
- Coçar os tomates;
- Coçar o cu - Para além de parecer mal, revela pouca higiene. Toda a gente sabe que um cu mal lavado causa comichão (e uma mancha castanha nas cuecas). Se coçar os tomates incomoda, coçar o rabo também;
- Tirar macacos do nariz - Especialmente quando a malta está parada num semáforo vermelho. Não sei dizer se a probabilidade de se tirar macacos do nariz aumenta quando o semáforo está vermelho ou não. Cá para mim, sempre que há necessidade de desobstruir as vias aéreas, lá vai o dedo ao nariz, independentemente de onde estivermos. O problema é que a probabilidade de se olhar para a pessoa ao lado quando se está parado num semáforo é muito maior e, por isso, o número de casos de pessoas a tirar macacos do nariz também é maior. Mas mais nojento do que tirar macacos do nariz é fazer uma bolinha e atirá-la pela janela, como se fosse um berlinde;
- Tirar a cera dos ouvidos com uma tampa de esferográfica ou com a unha grande do dedo mindinho - Sendo que os ouvidos são um órgão sensível, devemos ter todo o cuidado. Um desses cuidados passa por ter o canal auditivo limpo, para não passarmos por surdos. Pior é quando a limpeza é feita com recurso à tampa de uma esferográfica, fazendo dela uma autêntica espátula (aqui, faço referência às tampas das Bic, devido ao seu formato). Já não chega ver uma pessoa com a tampa de uma esferográfica espetada num ouvido, como ainda vê-la a escarafunchar e a rodar de modo a remover todas as impurezas. E depois, limpa-se a tampa a quê? Sim, porque ela não vai ali ficar com aquela cera toda agarrada! Há quem use antes a unha grande do dedo mindinho, o que na minha opinião é igualmente nojento. Em primeiro, porque o lixo acumula-se mais facilmente por baixo (as unhas devem estar curtas) e em segundo, porque ao ver uma unha grande no dedo mindinho quando todas as outras estão bem cortadinhas, já se adivinha para que é que serve.
- Cuspir para o chão - Se há comportamento que me incomoda, mais do que todos os anteriores juntos, é escarrar para o chão. Cuspir para o chão, antecedido daquele som a puxar a porcaria toda para a garganta é a coisa mais porca a que se pode assistir em público. Igualmente nojento, é ouvir aquele "RRRGGG" e depois não ouvir o "BDUF".

10 comentários:

Minhoca disse...

So de ler a listinha estou agoniada e com cara de enjoada urgggghhhhhhhh qualquer destas coisas e realmente nojento, e normalmente praticado por homens mas qnd é feito por uma mulher, diria uma gaja msm mt rasca, entao é de vomitar logo ali.

Claro que aqui o menino Nuno não faz nada destas coisas ;)

Bjsss

Saltos Altos Vermelhos disse...

Blhackkkkkkkk! LOL

Tozé Franco disse...

Bem apanhado.
Um abraço.

@me@@@ disse...

he he gostei... foste mesmo ao cerne da questão...

:-)

Andreia disse...

Podes crer, a mim também me incomoda um bocado...

Bárbara Quaresma disse...

Os portugueses ainda continuam a ser, sem dúvida, um povo pouco civilizado e educado... Cuspir para o chão demonstra grande falta de civismo, mas enfim...

susana disse...

Por acaso eu detesto todos esses mas o que me aborrece mesmo mesmo mesmo é ver alguém cuspir para o chão, porque sinceramente acho que há uma falta de respeito muito grande por trás desses gesto.
su

Nuno disse...

Minhoca acho que é indiferente se um destes comportamentos é praticado por um homem ou por uma mulher. É claro que alguns deles são reservados ao sexo masculino (como o coçar os tomates), mas por exemplo, cuspir no chão é um comportamento horrível, seja cometido por um homem ou por uma mulher.

Saltos Altos Vermelhos, é isso mesmo! =)

Tozé Franco, obrigado pela visita. Um abraço.

@me@@@, tentei fazer isso mesmo, embora estivesse consciente de que a nojice de alguns comportamentos aqui descritos pudesse afastar alguns fieis leitores (que, por acaso, ainda são poucos). :)

Andreia, incomodam-te a ti e incomodam a toda a gente. Duvido seriamente que alguém fique indiferente perante atitudes destas.

Bárbara, na generalidade, é isso mesmo que acontece. Talvez por isso, o povo português ainda é caricaturado como sendo um povo rude e pouco instruído. Embora ache que isso esteja a mudar.

Susana concordo plenamente contigo. Cuspir no chão é, de entre todos os comportamentos que descrevi, aquele que me causa mais incómodo. Os outros até escapam, mas cuspir no chão é horrível!

Smootha disse...

O Post perfeito a ilustrar o ponto 6 (leia-se Seis, e não "G"...) lá do salão de chá! :D
Já te dei assim uma... avaliação às tuas respostas/opiniões, e mais logo irei escrever um post acerca daqueles pontos todos. Muito bem!

Sapatinhos disse...

Credo credo credo, q nojo xD